Aprender sobre cinema na Itália
top of page
Buscar

Aprender sobre cinema na Itália

Entre os dias 4 e 13 de fevereiro de 2022, cinco formandos(as) e um formador, da Esprominho, participaram na seguda mobilidade de intercâmbio de alunos(as) e professores(as) do CIAK - Cinema Didactic For The Development Of Teacher And Student’s Skills (2019-1-IT02-KA229-063232_3), realizada na Itália, entre as cidades de Deruta e Marsciano. Mais uma experiência proporcionada pela Esprominho!


The power of wisdom - itália esprominho in europe

Esta mobilidade ficou marcada pelas atividades divididas entre Deruta e Marsciano, cujas escolas que nos acolheram foram a Liceo Artistico Alpinolo Magnini e Salvatorelli-Moneta. Juntou-se, ainda, nesta aventura os nossos parceiros de Espanha, das escolas IES A Pinguela e IES Axati. Nas atividades práticas os(as) formandos(as) tiveram a oportunidade de analisar filmes, identificando as diferentes etapas da jornada do herói e ainda abordar a sinestesia, recorrendo a pinturas e música para sincronizar a visão e a audição, para que ambas num todo conseguissem transmitir as mesmas emoções, em harmonia. Mas não só de trabalho ficou esta semana marcada, também houve momentos para conhecer as localidades da mobilidade! Visitaram a cidade de Assis, famosa por ter sido o local onde nasceu São Francisco de Assis, onde conheceram os seus monumentos e locais mais emblemáticos, como é o caso da Basílica de São Francisco de Assis (edifício classificado pela UNESCO como Património Mundial). Na cidade de Todi apreciaram a arquitetura medieval e na cidade de Orvieto visitaram a famosa Catedral de Orvieto, que está localizada na Piazza Del Duomo, um monumento com estilo gótico, dedicado à Virgem Maria.

A Esprominho não podia deixar os seus alunos regressarem a Portugal sem antes visitar a cidade de Roma. Uma experiência que ficará para sempre na memória do grupo e com certeza fará parte do desenvolvimento de muitas competências dos formandos(as).

O Projeto CIAK pretende salientar a importância do cinema como um instrumento educativo e comunicacional, quase essencial na escola atual, tanto como arte visual como também um meio de passar e aprender através das emoções. A narração cinematográfica tem um grande valor formativo para a geração jovem e consegue afetar profundamente a esfera emocional da juventude, treinando-a para descentralizar e desenvolver a empatia, estimulando a imaginação e o conhecimento de outros mundos, desenvolvendo o pensamento divergente.

A próxima mobilidade deste projeto será novamente na Itália, mas desta vez dedicada ao staff da Esprominho.







bottom of page