Uma formação constante, na Letónia!
top of page
Buscar

Uma formação constante, na Letónia!

Entre os dias 5 e 10 de junho de 2022, cinco formadoras, da Esprominho, participaram na segunda mobilidade de Formação de professores de curto prazo, do Projeto Butterfly Effect to Maths with STEM (2020-1-LT01-KA229-077854_6), realizada na Letónia, na cidade de Riga. Um projeto que valoriza a aprendizagem de novas ferramentas digitais relacionadas com a matemática e as novas tecnologias.


The power of wisdom - itália esprominho in europe

As atividades desta mobilidade, que reuniu 30 professores(as) num intercâmbio cultural e educativo, foram organizadas pela Escola Rigas 80.VIDUSSKOL, situada em Riga - Letónia. Nesta semana os professores(as) parceiros do Projeto Butterfly, da Lituânia, Letónia, Croácia, Turquia, Roménia e Portugal, tiveram a oportunidade de conhecer novas culturas, especialmente a cultura letã, atrávés de várias visitas culturais: à camara municipal de Riga, à cidade antiga, passeio de barco pelo Rio Daugava, visita ao Parque Nacional Gauja, à padaria Lāči, a Jūrmala e ao mar báltico. A formação foi baseada a no programa Tracker - um software livre, disponível para plataformas híbridas (Windows, Linux e Mac), com o intuito de reunir dados relacionados a sistemas físicos diversos através de vídeo análise.

O Projeto Butterfly Effect to Maths with STEM, é apoiado pelo Programa Erasmus+, defende que hoje em dia, o pensamento matemático é um assunto ao qual as pessoas prestam mais atenção do que nunca. Muitos estudos mostram a importância do pensamento matemático para que as pessoas sejam mais eficazes em suas carreiras profissionais e no mundo digital contemporâneo. As pesquisas também revelam que os alunos que se formam com a educação matemática tradicional, que ensina conceitos e relações matemáticas, não podem usar essas informações na vida real. Portanto, a educação matemática tradicional causa dificuldades de aprendizagem. Por esse motivo, o objetivo principal deste projeto é encontrar uma nova forma de ensinar e aprender matemática e permitir que os alunos integrem mais seus conhecimentos matemáticos à vida real.

A próxima mobilidade deste projeto será para alunos(as) e irá realizar-se na Romênia, em Daneti.

A Esprominho proporciona estas mobilidades aos seus alunos(as) e professores(as) por acreditar ser uma forma de os ajudar a desenvolver competências pessoais, culturais, linguísticas e digitais. Continuaremos a ajudar a criar memórias!






bottom of page